Com que nome eu vou? Ao mundo que você me convidou…

    Significado-dos-Nomes

              Escolho nomes para a minha criança desde que eu era uma. Claro que os eleitos passaram por muitas variações até os meus vinte e poucos anos. A partir daí, já tinha ideias fixas na minha mente. Era só engravidar! Só não contava com uma coisa: um marido extremamente participativo e palpiteiro. Gente, que dificuldade chegar a um consenso com este homem!

                Sempre tive muitas opções para nomes de meninas. Gosto dos clássicos, mas não tão comuns, do tipo que ela não tenha três xarás na sala de aula. Meu “top one” era Clarice. Acho feminino, delicado e ao mesmo tempo forte. Além do quê, começa com a letra C, igual a mammy. Confesso que a Lispector influenciou nesta escolha, pois acredito que o nome exerce papel fundamental na vida da criança. E nada como colocar o nome de uma diva da literatura, rs. Depois de eu me manifestar, o balde de água fria: “a menina vai ter nome de estação de trem?” Realmente, se continuarmos morando aqui no Jaraguá, a pequena seria a “Vila Clarice”. Descartado.

                Depois vieram os segundos colocados da lista: Clara e Laura. Tem coisa mais simples, sonora e graciosa? O Douglas também gosta destes, mas encontramos um problema: a fonética é muito parecida com o nome da Lara, nossa sobrinha linda. Imagina na ceia de natal, minha mãe berrando: “Lara… Flora… Clara…quer dizer, Lauraaa, venham comer peru!” Parece um trava-língua e por isso, tivemos de encostar estes.

                O papai sugeriu Isabela. Também acho bonito, eu e a torcida do Corinthians. Não queria que ela fosse a quarta Isabela na fila da creche… Passei a gostar de Catarina, mas nem te conto sobre a junção que o Douglas conseguiu fazer com este lindo nome. Só continue a ler se não estiver comendo, pois ele disse que lembrava catarro + narina. Bléhh!

                Depois de muita discussão, enfim uma escolha que agradou a ambos: Luísa. Gosto por ser curtinho e pelo significado, apesar de saber que é um nome bem comum. Ainda assim, o senhor teimosia, disse que preferia com “Z”, rs. Mas com “S” é mais gostoso de escrever e então, assim será. Por mim, eu botava um Maria na frente, acho esta combinação linda! Sem falar que ela adoraria ter seu próprio samba composto por nada menos que Tom Jobim. Mas meu Maria não agradou o Douglas e eu, por estar feliz com o acordo, decidi não importunar.

                Estou aliviada por pelo menos uma decisão estar tomada, mas e se vier o que todos desconfiam? Nunca tive preferências de nomes para meninos. O pai cismou com Bernardo, desde o início. Acho legal, mas conheço meu marido… Na primeira birra ele chamaria o pequeno de Berna e quem surtaria seria eu! Sugeri Lorenzo, mas ele achou italiano demais, principalmente unido com nosso sobrenome. Ele opinou por Filipe, assim escrito da forma original mesmo. Adorei o nome e o significado, mas o senhor inconstância “decidiu”, depois de uma semana, que não gostava mais… Quem aguenta? Brincamos que tanto o menino ou menina, não teriam o nome de algum “ex-rolo” nosso. Daí, a lista que já era curta, ficou praticamente nula, rs.

                Após conversas e muitos e-mails trocados, percebemos que gostamos de Lucas. Meu marido, que decidiu ficar moderno, prefere Lucca. Mas a forma tradicional ainda me agrada mais. Contentes pela nossa decisão tomada, surgiu um contratempo: um casal de amigos, cujo bebê também virá este ano, descobriu ontem que o rebento deles é macho. Adivinhem que nome irá pra certidão? Tudo bem que a escolha deles é composta, e o Lucas virá em segundo lugar. Mas dois pais Eduardos, com dois filhos que chamam Lucas, no mesmo metro quadrado de bairro é muita falta de criatividade, rs!

                Então esta novela continua… Se eu não tivesse a mania de personalizar cada cotonete com o nome do fulaninho, esperava nascer pra ver que cara a criança terá.

                Aproveito para desejar muitas felicidades para a Paty e o Gude! Já imagino o Bruno Lucas com a carinha linda da mãe e a malandragem do pai… Vai ser uma figurinha! Que nossos bebes venham com muita saúde e brinquem juntos por aí, com nomes parecidos ou não. =)

29 Comments to “Com que nome eu vou? Ao mundo que você me convidou…”

  1. kkkkkkkkk esse filme é fogo eu fiz um acordo q se fosse menina eu escolhia e se fosse menino quem escolhia era meu marido kkk Já tinha o nome Yasmin na cabeça.. mais na hora q soube q era menino e ele me veio com o Kaique eu não deixei mesmo queria Victor q significa vitorioso e ele não quis ai ele virou e falou e Murilo oq vc acha eu amei ai ficou kkk mais demorou muito tempo para esse acordo

    • Clênia,

      Murilo é bonito e não tão comum. Foi uma ótima escolha!!
      Mas menina, isso é uma novela mesmo, rsrs.
      Agora encomenda a Yasmin, ué! rs (No “bolso” dos outros é refresco né? rs)

  2. Poxa Cá, sempre leio o que você escreve aqui! e hoje vi seu post no Facebook e entrei de novo, olha que máximo!
    os nomes que te agradam me agradam, rs
    sempre imaginei ter uma baby com o nome de Clara! desde antes da novela das homossexuais, onde uma chamava-se Clara, da novela que tinham como tema a música do Maná ( Cómo quisiera poder vivir sin aire… ) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ! mas não foi dessa vez …

    e concordando com o Lemão eu acho mais bonito o nome Lucca do que Lucas…
    mas dei carta branca para o Brunardo escolher o nome se fosse menino! já que eu, como você, nunca pensei em nome masculino…
    dahora Cá, espero que seu bebê venha com muita saúde. e sim, eles vão ser amiguinhos!
    e que seu relacionamento se fortaleça mais e mais com a chegada do filho (a) de vocês!

    • Paty,
      Eu não vejo a hora de ver seu baby!! Ele está previsto pra quando, julho?
      KKKKKKKKKKK, lembrei da novela das homossexuais, mas não lembrava que se chamava Clara… Bom, vamos guardar estes nomes pro futuro, afinal, quem gosta de “treinar” sempre corre o risco de ter mais uns, rs.
      Vamos mudar esta escolha? Eu deixo o Douglas por Bernardo e você batiza o seu de Brunardo. Vai ser a dupla, rsrs!!
      Amém Paty, que seu relacionamento com o Gude só se fortaleça também. Muita força e coragem, que dê tudo certo pra vocês três.
      Bjão, bonita!

  3. Oi Cá, também estamos na novela da escolha do nome…Para menino sempre gostei de Miguel, até descobrir que estava grávida rs, depois disso percebi que exitem muitos Miguelitos nesse mundo e passei a não gostar tanto assim, mas o nome não foi descartado, pois por enquato de menino é o unico nome que eu e o Fá concordamos rs…Além disso tem um problema, meu pai tem um nome desde adolescente, ele sempre quis ter um menino para colocar Marcos Vinícius, mas acabou ganhando três” Marias” e ele quer que coloque esse nome =/ o Fá não gosta muito da idéia e eu prefiro não me pronunciar até saber o sexo huahuaha…a lista só cresce e minha indecisão cresce junto huahua…
    Para menina também pensamos em Clara, mas com o Maria na frente rs, seria uma homenagem a minha mãe “Maria Silvia” e a minha sogra que tem o nome da estação “Clarice” , porém pensei melhor não sei se quero colocar Maria, pois tenho Maria e não sou muito fã, e só Clara seria uma homenagem só a minha sogra e não seria legal =/, então Maria Clara foi para o final da nossa lista…Deixamos as homenagens para lá e pensamos em Beatriz que significa “Aquele que faz os outros felizes” este por enquanto esta em 1º lugar da lista, gosto também de Lorena, mas como o Fá não gosta muito ele esta em quinto ou sexto lugar da lista. Acho que quando souber o que é vai ficar “mais fácil”…Vou fazer o ultrason morfológico de 2º trimestre no final de abril então até la essa lista vai passar por várias mudanças huahua!
    Quando você vai fazer um novo ultrason?
    Bjs Bel

    • Ai Bel, Miguel é mesmo muito bonito, mas como você disse, é o top one das mamães de 2011/2012/2013… Mas não descarta não, afinal seu bebê vai ser único, mesmo que tenha o nome do vizinho. Pelo menos estou pensando assim pra me consolar, rs.
      Hahaha, imagino seu pai sugerindo (impondo) o nome do seu filho, rsrs. Paciencia para o seu marido, rs.
      Cê é doida!! Se colocar o nome de uma vó, dê um jeito de encaixar o da outra também. Se não, suas festas de família nunca serão muito amigáveis, haha. Maria Clara é bonito sim!
      Gosto muito de Beatriz também, mas tenho uma na família. Lorena é a cara da sua filha Bel, mesmo não sabendo se é filha e muito menos vendo a carinha dela, rs. Acho que combina muito com você!
      Ah, também vou fazer o morfológico em Abril, mas o meu é do 1o trimestre. Vou dia 11 e não vejo a hora de chegar. Bel, uma dúvida, minha médica não pediu para eu fazer aquele tal de “translucência nucal”, você lembra se este exame é feito junto com o morfo?
      Eu tinha uma guia pra fazer mais um (horroroso) ultrassom transvag, caso quisesse dar uma espiadinha no baby. Mas acho que este exame só pode ser feito até a semana que eu estou, os demais são pela barriga mesmo né?
      Onde você está fazendo seus exames de imagem?
      Beijo gatona, você deve estar a coisa mais linda gravidinha!

  4. “(…)Daí, a lista que já era curta, ficou praticamente nula, rs” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gente! Vcs são demais.

  5. DEFINITIVAMENTE vc TEM que transformar estes Pots em livro e publicar. DEFINITIVAMENTE! Muito bom.

    • Hahaha, valeu Re!
      Este post é aquela sugestão sua, tipo “como ter um filho com o homem que quer ser a mulher da relação” rsrs.
      O Douglas, não deixa barato, vc viu aquele dia… Lá se vão meus nomes de infância. =(
      Mas penso que temos de deixa-los participar, afinal eles são mais que doadores de esperma, rs.
      Bjão ruiva!

  6. Cá, eu acabei lembrando do Ghael… Um nome que falamos bastante, lembra???? Sempre fui palpiteira de plantao nos nomes dos meus afilhados. Bom, como boa madrinha tenho o livro do bebe e com nomes, caso queira uma forcinha rsrsrrs… Beijos e de verdade to louca pra ver a tua barriguinha!!!

    • Hahaha, verdade Dani!
      Mas era Gael, sem “h”. Realmente eu tive esta fase de nomes estranhos como Noah e Gael… Agora deixo essas excentricidades pra doidinha da Retícia, aqui debaixo.
      v
      v
      v
      Também lembro do seu nome preferido, bora fazer a Dominique mulher! rsrs
      Bjão amiguinha!

  7. Amei amei🙂

  8. Amiga, ontem a Manuella tava falando do seu bb. -Bebê Camila, barriga!!! kkkkk

  9. Amiga, a Manuella estava falando do baby – Bb, Camila, barriga!!! kkkk achei lindo!

  10. Cá o exame de translucência nucal é feito sim junto com o morfo de 1º trimestre, diz as “comadres” por ai que conseguiram ver o sexo do bebê nesse exame, fui cheia de esperança mas no meu caso o médico nem cogitou a idéia =s….Em relação aquele exame “horrorosso/horrível e traumatico” rs varia de médico, o Fábio disse que costuma pedir até a décima primeira semana e depois é só pede o ultrason lindo/emocionte e esperado pela barriga😉 (Mas o trans pode ser feito sempre, depende da grávida, ex; se a mamãe for bem gordinha fica mais fácil ver o baby por baixo, aí neste caso ela sempre faz o trans (coitada) rs)…
    Quanto aos exames de imagem fiz o morfológico no Santa Joana, mas fiz um outro antes no Salomão Zoppi, ambos são muito bons😉.
    Você esta fazendo seu pre natal onde?
    Ai Cá se quer saber como estou grávida é só olhar a foto de um “gamba”, estou com uma faixa preta HORROROSA na cabeça, só posso pintar o cabelo com 5 meses =( =( . Minha próxima gravidez pretendo planejar e pintar o cabelo de preto um mês antes, não quero correr o risco da Isa confundir minha cabeça com os pelinhos do bichinho huahuhau. Aaaaaah por falar em Isa, a Lara esta a mesma coisa com você?? A Isa não me ama mais, só quer saber do tio (no caso do Fábio),acho que ela já esta sentindo que vem um priminho (a) por ai =(
    Bjs

    • Nossa Bel, que bom saber que não perdi minha guia apesar de ter passado das 11 semanas. Acho que vale a pena ser “vasculhada” mais uma vez só pra dar uma espiadinha no baby, rs.
      Estou fazendo meus exames na Pró-Matre e no Salomão também. Tenho uma amiga médica e ela disse que é um dos laboratórios mais confiáveis. Mas eu gosto de dar umas experimentadinhas por aí e meu primeiro morfológico, marquei pra fazer no Centro Paulista de Medicina Fetal, só pra conhecer. E quanto a maternidade, vc já foi visitar? Eu gosto muito da Pró Matre, estou em dúvida entre lá e os Santas: Joana e Catarina. Mas não visitei as demais ainda… Queria alguma que tivesse sala de parto humanizado e parece que o Sta Catarina é o que mais apoia este tipo de parto. O São Luiz também, mas acho longe…
      Quanto ao apego das sobrinhas, comigo foi o contrário (ainda bem, coitada de vc! rs). A Lara está um grudinho, e toda vez pede pra eu ficar mais um pouco com ela. Ela diz cada coisa! No dia do aniversário da minha irmã, soltou essa: “-Tia Cá, agente vai cortar o bolo mas depois não é pra vc ir embora, tá?” Rsrs, fofa! Ela sabe que o neném está na barriga, tô fazendo de tudo pra que aceite tudo numa boa, já que até então, ela reina sozinha na casa.
      E para de ser exagerada! Hahaha… Quem vê pensa que seu cabelo é super preto, falou a Cher! rsrs
      Beijo Bel!!

  11. Oi Ca querida.. tudo bem? Muito lindo o “post” como sempre.. devo guardar uma cópia dos seus textos para aquele livro que escreverá um dia? Lembre-se que tenho alguns guardados..rsrs.. Você escreve muito bem e é muito bom porque podemos acompanhar a sua gravidez de perto, com todas as dúvidas e comentários. O,”livro” ajudará muitas mães, pois passamos por tudo isso que escreve.
    Quanto ao nome.. é difícil mesmo entrar num acordo..rsrs.. Para menina, Luisa é lindo! Ana Luisa também..hahaha. Para menino.. Lucca é lindo e diferente, significa luminoso, brilhante. Luisa, significa lutadora.
    Estou curiosa também para ver a sua barriguinha.. e saber o sexo..
    Bjos.

    • Ai tia, nem me fale! Tomare que no próximo ultra, dê para ver o sexo… Eu tô muito curiosa, não sei como tem gente que aguenta esperar o nascimento para saber se virá João ou Maria!!
      Sim, a intenção do blog é dividir estes momentos com vocês, fico muito feliz de ver tanta gente perticipando.
      Beijão!

  12. Bom acho que as tias também podem ajudar e muito na escolha do nome rsrs.
    Cá,quando escolhi o nome da Isadora todo mundo falo que era de velha era feio blá,blá,ai até o quinto mês a Isa iria se chamar Manuela sempre gostamos desse nome,mais conversando com o Denis decidimos não coloca mais porque esse nome já tinha sido escolhido na minha primeira gestação que infelizmente perdemos e resolvi colocar Isadora e hoje não vejo chamando ela por outro nome até porque ela falando ” Isadola” é lindo demaissss rs.
    Ahhh,claro que meu pai tinha que da o seu palpite né e coloquei victória também rsrs.
    Bjos..

    • Oi Bia!
      Nossa, não sabia que vocês tiveram essa perda… Que triste! Mas esta situação trouxe a Isa, toda pimentinha e cheia de graça… Acho ela lindinha de tudo!
      Realmente, a opinião das tias vale muito! A Bianca sempre me sugere nomes meigos como Yasmin e Melissa. Mas não sei porque, mas acho que esta explosão de fofura não combina muito com uma filha minha e do Douglas. Algo me diz que ela/ele será terrível! rsrs.
      Já a Ingrid, gosta mais ou menos dos mesmos nomes que eu…
      Eita, o “seu Roberto” é o pai e avô mais participativo que eu conheço! Lembra qundo ele cismou que seu convite de casamento tinha que ter uma etiquetinha escrito “enlace”? E rodou o mundo atrás da dita cuja? Hahaha.
      Família querida, beijo pra vcs!!

  13. KKKKKKKKKKKKKKKKKK, risadas garantidas lendo seu blog Cá!
    Por incrível que pareça eu e o Di só pensamos em nomes masculinos, nunca pensei em nomes femininos. Acho que a explicação é que se vier um menino ele vai ter que explicar de onde vem os bebês!! Já a menina vai ter que ficar por minha conta… rsrs fora o ciúmes que ele vai ter com a filha, ele já até interpreta ele mesmo brigando com a menininha: “Entra já e troca de roupa, você não vai sair com esse pedaço de pano”, kkkkk só meu marido! Disse que eu vou ter que brigar com o menino, mas no fundo acredito que vou ter que brigar com os dois, o Di é muito babão…. rs (olha eu já idealizando um casal… hahaha)
    Beijos, boa semana Cá!!!!

    • Hahaha, ai Thé nem me fala! Porque eu só me imagino sendo a chata da relação, que proibe coisas e dá broncas enquanto o Douglas, será o pai legal que deixa comer doce antes do almoço =P
      Também penso em um casal! Na verdade, adoraria ter 3 filhos como minha mãe…
      Boa semana amore, dá beijos no Di!

  14. Não fui visitar nenhuma maternidade ainda, mas também penso em umas das três, o Sta. Catarina dizem que é muito bom, mas não conheço ninguém que tenha ganhado lá, entre o Santa Joana e a Pró matre fico com o Santa Joana (por enquanto), a prima do Fábio teve bebê em dezembro e fez uma pesquisa entre as duas maternidades e ela disse que no pró matre não são todos os quartos que tem tv pra vc ver seu baby no berçário, vc pode correr o risco de pegar um sem tv =(, a filmagem é bem mais cara que no Santa Joana, o exame do pezinho ( um mais avançado) é mais caro tbm, enfim as coisas são mais caras lá, mas acho que vale a pena conhecer os três para comparar, acho que não vou pesquisar outro rs…
    Quanto as sobrinhas, diz os antigos lá de casa que a Isa me “largou” porque vou ter uma menininha se fosse menino ela estaria mais apegada, indo pela cabeça deles vou ter uma menininha e vc terá um menininho😉
    Bjs

  15. Noah, Thor, Árvore❤ AMO!! hahaha

Leave a Reply

