O nome por trás do nome

Não sei quem os inventou, mas os significados dos nomes estão aí e se me perguntarem  se eu acredito que eles possuem uma relação com o dono, responderei que sim.

Camila significa atendente nobre. Este significado pode ter duas interpretações, a primeira, algo como “empregada chique” rs, e a segunda, criada da nobreza, serviçal do Rei. Trazendo para o meu lado cristão, gosto muito desta última versão. Minha mãe assim me batizou por admirar uma colunista daquela época, de quem virei xará. E no fim, eu também gosto de escrever.  De certa forma, a expectativa criada na hora de carimbar a certidão, foi alcançada.

Essa questão é tão importante que, na Bíblia, diversas vezes as pessoas tinham seus nomes mudados assim que suas vidas eram transformadas. Abrão (pai exaltado), virou Abraão (pai de uma multidão). Jacó (enganador, trapaceiro, o que segura no calcanhar), virou Israel (o que prevalece com Deus). Simão (inconstante, aquele que ouve) recebeu o nome Pedro (rocha, pedra, firmeza) e Saulo (o grande) virou Paulo (o pequeno) sendo que, assim que tornou-se humilde, virou o gigante que espalhou o evangelho pela Europa e Ásia no princípio do cristianismo. O próprio Deus tem diversos nomes, cada um com um atributo que nos lembra sua grandeza e atende cada uma de nossas necessidades.

Por essas e outras que considero muita responsabilidade registrar uma criança. O nome é sua bandeira, algo que será mencionado por toda a sua vida e por isso não pode causar nenhum tipo de constrangimento. Tão importante quanto a sonoridade, é o significado. Este, é uma espécie de missão, algo a ser cumprido, pois nenhuma pessoa vem ao mundo à toa, cada ser existe para um propósito.

Sendo assim, lhes digo o que nos fez bater o martelo na nossa decisão:

– Forte como um urso.

Ursos de pelúcia são fofinhos e encantadores mas a espécie de verdade é selvagem. Seus músculos são tão fortes que eles podem andar sob duas patas, apesar de seu tamanho. São ágeis e rápidos quando preciso e em outros momentos, calmos e tranquilos. Sabem aproveitar as coisas boas da vida, seja saboreando o doce do mel ou aproveitando o sol batendo em seus pêlos. Estão à beira da extinção, assim como pessoas de caráter neste mundo.

– Valente como um soldado.

Infelizmente, a humanidade caminha de mal à pior. É triste pensar no futuro, pois a ganância, corrupção e desafeto dominam nossa espécie. Somente pessoas de muita coragem podem andar na contra-mão do mundo, para defender sua causa. É isso que se espera de um soldado, que ele vista-se das armaduras corretas e vá para a guerra para defender o Reino, custe o que custar.

Dia 2 de maio de 2013, Douglas e eu tivemos a confirmação de algo que já sabíamos: esperamos um menino!

Que seja forte como um urso e valente como um soldado… Nosso filho: BERNARDO.

12 Comments to “O nome por trás do nome”

  1. Parabéns, mãe de menino uma aventura e tanto!!!! E o Douglas ja começou a ver uniformes do SP???? Beijos !

  2. Ahhh que lindo!!!! só mesmo a leitura desse blog muito bom me tira o tédio de estar até essas horas de um domingão fazendo um trabalho de direito trabalhista, leis complementares, blá, blá blá….mas enfim, que lindo um menino na nossa família!!!não paro de pensar se um menino pode ser mais maloqueiro do que fomos na infância? Será possível que ele vá pra escola pelas beiradas da Bandeirantes ao invés de preferir o transporte escolar? que ele desca o pasto de skate arrebentando todos os dedos, ou seja forçado a aprender a andar de patins na Rua Curruira deixando no chão os dentes da frente?esperar ansiosamente cada aniversário para fazer a “hora do horror”??kkkkkk!!!sinceramente, acho impossível! Mas travessuras à parte, espero mesmo que nossos filhos sigam sempre o nosso exemplo de união, amor incondicional, aventuras constantes, interesse por cultura, temor à Deus, felicidade nas coisas simples da vida, como fomos quando éramos crianças, como somos até hoje. Que família linda que nós temos, e que está crescendo…Seja bem vindo nosso querido, amado, mimado e esperado Bernardo!!!Titios e Lara já te amam muito!!!Bjs Bjs…

    • Irmã,
      Isso não se faz com uma gravida… Chorei de emoção e de gratidão ao lembrar tudo que vivemos e pela nossa família maravilhosa!
      KKKKKKK!!! Realmente, acho que nós éramos meninos “com florzinhas”, como diz a LARA. Depois eu acho que não vou saber criar um… Obrigada por lembrar que éramos moleque totais, rsrs.
      Amo vocês!! Muito…

  3. Aaaaah, eu acho esse nome lindo! É uma das minhas opções. Está aprovadíssimo, Cá!

    Que o Bernardo venha com muita saúde e puxe o o bom humor e a sensibilidade da MÃE.

    Beijos, Nathy (ETEC)

    • Obrigada Nathosa!!😉 (E não de idosa tá?)
      Bernardo é tipo nome de médico não? Hahaha, sei o que você pensou agora…
      Bjo lindona!! Põe umas fotos dos seus trabalhos, tô com saudade daquela paranóia de vida!
      bjo bjo…

  4. Parabéns, Cá!
    Lindas palavras da Ingrid! Tb chorei (e não estou grávida) kkk

    Que vcs 3 sejam mto felizes!

  5. Cá querida, que lindo o seu texto. Com emoção como sempre. Com certeza uma mãe muito especial para o Bernardo. Fico imaginando ele lendo os seus textos e percebendo a sua sensibilidade, amor, o seu carinho nos pequenos detalhes.. Que Deus abençoe cada dia mais essa família linda! Seja muito bem vindo Bernardo! Você já é amado por todos nós!
    *Obs.: o dom de escrever é de família mesmo.. amei o que a Ingrid relembrou e escreveu.. Parabéns sobrinhas lindas!
    Ah.. hoje algo muito especial aconteceu.. a Larinha quis conversar comigo no telefone, quase não acreditei, me senti muito feliz e honrada.. “oi tia Ana”..contou que estava brincando com o jogo da galinha.. “você tá chegando?”.. olha só, perguntou se eu estava chegando..rsrs.. conversou bastante.. fiquei emocionada.. como pode um toquinho de gente achando as palavras para contar as suas coisinhas..rsrs.. foi a primeira vez que conversou bastante comigo no telefone, respondendo o que perguntava..rsrs.. muito linda! Amo essa pequena! Bjos.

    • Ah, Ana, muito obrigada!!
      Amo nossa família e acho que vocês se saíram muito bem como mães, apesar de tudo que passaram. Se temos uma boa estrutura, foi pela criação.
      A Larinha é muito fofa né? Não tem como não amar… Acho o máximo quando ela quer conversar ao fone, rsrs.
      Um beijo e até domingo!

  6. Que delícia ler o que você escreve…é de uma sensibilidade tamanha!
    E que venha o BERNARDO com todo amor que o espera!
    Bjo

Leave a Reply

