Gael – A escolha do nome

Gael - significado

Não sei ao certo quando o nome chamou minha atenção. Provavelmente, foi depois do filme “Diários de Motocicleta” interpretado pelo ator mexicano Gael García Bernal. Desde que ouvi este nome, me apaixonei por ser de fácil pronúncia e incomum. Forte e doce ao mesmo tempo, pois a terminação “el” dá todo um tom angelical à composição. Antes de imaginar namorar e casar com o Douglas, eu dizia (e a Gabi e Dani são prova disso) que teria um filho chamado Gael. E cá está ele!

Confesso que sofri para o Douglas aceitar o nome. Ele tinha muita insegurança devido ao fato de não conhecermos nenhum homônimo de nosso filho. Bateu o pé e me fez buscar outras opções e quando eu escolhi um da linha “básico, comum e anti-bulling” ele disse que preferia Gael. Homens…

Quem mais tem um Gael?

O ator Thiago Lacerda, a modelo Jaque Khury, o escritor de Diário de um Grávido, Renato Kaufmann, o ator sumidinho das pistas: Rodrigo Veronese e o Lucas, colega aqui da Pós-Graduação. Gael também é um personagem da novela eterna Malhação e, por este motivo, temo que o nome entre muito pra moda… Torcendo contra!

Só fui pesquisar significados agora que engravidei. De todas as possíveis origens, a que mais me chamou a atenção foi a associação com o verbo hebraico ga’al que quer dizer:

– remidor;

– redentor;

– vingador;

– parente mais chegado que vai remir.

Vasculhando trabalhos pela net, encontrei a seguinte definição para ga-al: “A forma participial do qual do verbo tornou-se praticamente um substantivo com todos os seus atributos, ainda que possa corretamente ser considerada apenas uma forma do verbo. O sentido original desta raiz é o de cumprir o papel de resgatador, redimindo, portanto seu parente da dificuldade do perigo.”

De todas as expectativas que eu criei para o nosso Gael, a maior delas é que saiba que o nosso Redentor vive (Jó 19.25) e que o conheça de andar junto. Que ele seja grato pela sua condição de remido, vivendo para aquele que morreu para pagar sua cota. Que, como sugere seu nome, ele reconquiste, com Deus e para Deus, tudo aquilo que fora perdido.

Quando nosso filho aprender os primeiros passos, certamente lhe direcionaremos para onde ir a fim de evitar grandes acidentes… Vamos afastar os móveis pontiagudos e colocaremos um tapete de borracha no meio da casa (que nada combina com a decoração), apenas para que seu andar seja seguro. Da mesma forma, lhe ensinaremos que há um caminho Santo por onde os remidos podem andar:

E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.

Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.

E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Isaías 35:8-10

Vem Gael, andar pelo caminho dos remidos e no fim, desfrutar da promessa de alegria eterna.

Gael com 30 semanas

Apenas te sinto e já te amo.

Mamãe.

One Comment to “Gael – A escolha do nome”

  1. Que linda cartinha para o Gael! Como sempre essa minha sobrinha arrasando na escrita! Sabendo agora o significado, Gael se tornou mais especial ainda. Te esperamos com muito amor e alegria!❤

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: